123707546_829966161150505_1492193112649177735_n

Segundo Lear, o conceito da Análise do Comportamento Aplicada diz:

A análise do comportamento aplicada é uma abordagem da psicologia, com embasamento científico do Behaviorismo, que observa, analisa e explica a associação entre o ambiente, o comportamento humano e a aprendizagem. A ABA (sigla em inglês Applied Behaviour Analysis) significada Análise do Comportamento Aplicada. (LEAR,2004, p1-4)
Com base neste referencial teórico, a intervenção acontece com o objetivo de contribuir para a diminuição de comportamentos inadequados e ensinar ou ampliar comportamentos adequados socialmente. De acordo com Camargo (2005), pessoas com autismo apresentam déficit ou ausência de repertórios sociais (contato visual, habilidade de se manter em uma conversa), acadêmicas (leitura e escrita), e atividade de vida diária (como higiene pessoal) e precisam de uma intervenção estruturada para aprimorarem suas habilidades.

É um trabalho direcionado e individualizado, para cada criança atendida, são organizados objetivos e estratégias singulares. Após a avaliação, que é feita através de uma linha de base dos comportamentos observados, podemos nortear as intervenções específicas com os programas de ensino estabelecidos de acordo com o nível de cada indivíduo de maneira intensiva, em todos os contextos do paciente.
Assim as intervenções são realizadas de maneira mais assertivas.

O CIAB conta com equipe multidisciplinar especializada HOME CARE.